quarta-feira, 8 de junho de 2011

Língua Turca

Título: Küçük Prens

Língua: Turco

Tradutor: Sumru Agryürüyen

Editora: Ad.Donker

País: Turquia

Data da publicação: 2011

Doação: Eliana Sá (Sá editora)

ISBN: 978-975-310-095-3

Língua Turca

• O turco integra o ramo das línguas turcomanas (ou túrquicas) que faz parte do grupo Oguz, o qual também inclui as línguas Azeri e Gagauz, da família das línguas altáicas.

• Línguas turcas têm uma história literária, que remonta a mais de 2.000 anos. Essas línguas são faladas por cerca de 180 milhões de pessoas como língua materna e o número total de falantes de línguas turcas tem mais de 200 milhões de falantes, incluindo como uma segunda língua.

• A língua turca falada hoje na República da Turquia, que foi modernizada durante o movimento de independência turca revolucionários da primeira metade do século XX. Como o finlandês e o húngaro, turco é uma língua aglutinante, o que significa que novas partículas são adicionadas ao final de um formulário base para gerar novas palavras. Isto significa que se pode facilmente observar pequenas alterações em seu significado e rapidamente aprender novas palavras.

• O turco é língua oficial da Turquia e é falado por minorias em outros 35 países, em geral aqueles que pertenceram ao Império Otomano, como a Bulgária, a Grécia (na Trácia ocidental), a Roménia, a Macedónia, Sérvia, e Chipre. Há mais de dois milhões de turcos na Alemanha, há também significativas comunidades turcas na França, Holanda, Áustria, Bélgica, Suíça, Reino unido.

• A ideia de aprender turco é nova para muitos Portugueses. Com a crescente importância global da Turquia nas últimas décadas e, como resultado da rápida crescente número de Portugueses que visitam ou imigram para Turquia, mais e mais Portugueses estão interessados em aprender turco.

Um comentário:

Unknown disse...

Onde conseguirei comprar? Alguém pode me informar?