terça-feira, 29 de novembro de 2011

Primeira exposição da minha coleção do Pequeno Príncipe.

Aconteceu no dia 26/11/2011 na “Escola Municipal Helio Pellegrino” no bairro Guarani, durante a V Festa Literária. A primeira exposição da “Minha Coleção do Pequeno Príncipe”. O convite partiu da Professora Carla Lúcia Ramos Machado.

O trabalho foi feito com as turmas de alunos de idade entre 09 e 10 anos 4º ano do 1º ciclo, que inicialmente fizeram a leitura do livro em português, e depois fizeram atividades sobre o mesmo
Atividades de desenhos também foram elaboradas como: “Por favor, desenhe-me um carneiro”, onde as crianças desenharam carneiros em várias perspectivas. 

Em outro momento eu estive falando para os alunos, sobre colecionismo e principalmente sobre a minha coleção predileta, e respondendo perguntas elaboradas pelos alunos tipo: Como começou a sua coleção? Qual o seu interesse? Qual livro que você gosta mais? Qual seu autor predileto? 
A Exposição teve além dos livros, cartazes explicativos sobre as línguas em que foram escritos os livros, fotos dos alunos, desenhos dos alunos, cartazes com as frases marcantes do livro e outras mídias como filmes, áudio-livro, Cd ROM e como curiosidade uma radiola portátil onde se podia ouvir um LP de 1969 contando a história
E bonecos feito em E.V.A. de autoria da Cláudia Machado que aceita encomendas... 
Todos os visitantes da exposição recebam na saída, uma rosa feita em papel crepom, contendo uma frase do livro como lembrança. 
Visitada por alunos, pais e professores de outras turmas e comunidade, a exposição encantou a todos que puderam manusear os livros e fazerem perguntas.

Nesta oportunidade agradeço as professoras Carla Machado, Elaine e Marilene além da direção da escola Hélio Pellegrino que estimulam a literatura e tentam fazer juntas uma escola melhor.

3 comentários:

Adriana Ramires disse...

que legal, é lindo ver a cultura passando de mão em mão, e em várias gerações, parabéns pela iniciativa. abraços

Evlyn disse...

Parabéns! Através do Principito, a cultura e o despertar nas crianças o gosto pela leitura, pela arte...É muito bom difundir a mensagem do Pequeno Prícnipe!!! Abraços!

Edna Lima disse...

Que bela iniciativa.Muitos dos alunos saíram desta exposição querendo também fazer sua coleção e muito mais interessados pelos livros e pelo prazer de ler.
Bom dia. Bjs . Edna.