sexta-feira, 27 de outubro de 2017

Oração que Exupéry escreveu para Consuelo, sua esposa muito amada



“Oração que Consuelo deve rezar todas as noites”

Senhor, não vale a pena fatigar-vos demais...

Conservai-me apenas como sou. Pareço vaidosa nas pequenas coisas, mas nas grandes sou humilde. Pareço egoísta nas pequenas coisas, mas, nas grandes sou capaz de tudo dar, mesmo minha vida, pareço muitas vezes impura nas pequenas coisas, mas só me sinto feliz na pureza.

Senhor, conservai-me sempre igualzinha àquela que meu marido vê em mim.

Senhor, senhor, poupai a vida de meu marido, porque ele me ama verdadeiramente e que, sem ele eu me sentiria por demais sozinha e órfã, mas fazei também senhor que de nós dois seja ele o primeiro a morrer, porque apesar de seu aspecto sólido e robusto, aflige-se muito quando não me ouve fazer barulho em casa, ainda que de vez em quando deva quebrar alguma coisa.

Ajudai-me a ser fiel e não me dar com aqueles a quem ele despreza ou que o detestam, isso bastaria para torna-lo infeliz, porque em mim ele fez a sua vida.

Protegei, senhor, nossa casa

Vossa Consuelo

Amém!



Antoine de Saint Exupéry

Uma preciosidade, que uma amiga encontrou guardada na sétima edição do Pequeno Príncipe de 1960. Tenho que dividir com vocês. José Marcos Ramos.



Obrigado Vicentina Massara por dividir comigo esta preciosidade.

segunda-feira, 23 de outubro de 2017

Minha Coleção do Pequeno Príncipe



A minha primeira leitura do Pequeno Príncipe, foi quando eu era adolescente e estudava na Aliança francesa da minha cidade. Foi o primeiro encantamento.

Em seguida li a tradução para o Português de Dom Marcos Barbosa. A poesia de Dom Marcos, me apaixonou.

O Livro nunca saiu da minha memória. Sempre era citado por intelectuais ou não. Gente gostava, gente não gostava. Gente achava muito infantil ou muito complexo. Era o livro das misses, sempre citado como o livro preferido das candidatas.

Depois saiu uma adaptação para LP com trilha sonora de Antônio Calos Jobim e as vozes de vários atores: A voz do Pequeno Príncipe ficou a cargo de Glória Cometh, Oswaldo Loureiro Filho (o Acendedor de Lampiões), Margarida Rey (a Serpente), Benedito Corsi e Aury Cahet (a Rosa). Paulo Autram (o Piloto). Adaptação Fiel à tradução brasileira de Dom Marcos Barbosa.

Na minha primeira viagem ao exterior, sem saber o que trazer de recordação para mim, comprei um exemplar em espanhol, afinal estava na Argentina. Isso, trazer um exemplar do Pequeno Príncipe, virou mania. Em todas as viagens que fazia fora do Brasil procurava trazer o livro naquele idioma.

Com o tempo fui criando uma coleção: Francês, Português, Espanhol, Italiano, Inglês, Alemão e outras línguas de países que visitava. Nada sério, simples lembranças de viagens.

Aos poucos fui descobrindo que o livro também era traduzido para os dialetos das línguas oficiais. E eram tantos, e como eu nunca iria viajar para todos os países, comecei a pedir os amigos, para que trouxessem o livro, para mim, das suas viagens.

E aí a coleção começou a tomar forma: Russo, Grego, Chinês, Japonês, Árabe, Tailandês, e vários dialetos e línguas mortas. Latim, Sânscrito...

Recentemente descobri que não estou só neste universo, no mundo, há várias pessoas que como eu, colecionam o livro nas suas várias traduções e adaptações. O meu ídolo, Jean-Marc Probst, tem 4515 exemplares do Pequeno Príncipe, que foram editados no mundo inteiro.

Com o advento do “domínio público” em 2015, uma enxurrada de traduções e adaptações ocorreram no Brasil, de algumas eu gostei, outras nem tanto.

Entre as adaptações, o Pequeno Príncipe, virou Cordel.

A literatura de cordel é escrita em forma rimada. As estrofes mais comuns são as de dez, oito ou seis versos. Os autores recitam esses versos de forma melodiosa e cadenciada, acompanhados de viola, além de fazerem as leituras ou declamações muito empolgadas e animadas. Já temos quatro adaptações do Pequeno príncipe para o Cordel: O Pequeno Príncipe em Cordel, Autor Josué Limeira, Ilustrações de Vladimir Barros, Editora: Carpe Diem. O Pequeno Príncipe em Cordel, Raimundo Clementino Neto, Livraria Nova Aliança, 2016. Cordel do Pequeno Príncipe, Autor: Stélio Torguato Lima, Ilustração: Maércio Siqueira, Editora de Cultura Ltda. ano: 2016. O Pequeno Príncipe em Cordel, Sírlia Souza de Lima, Editora Delicatta, ano: 2017.

A Propósito do livro de Sírlia Souza de lima

Ao começar a ler o livro, me transportei para um recital de poesia, daqueles que a gente fica e sai embebecido.

Como conheço cada página do livro, em várias versões, e em algumas línguas que tenho a graça de me comunicar, as rimas foram dançando no meu olhar, e o som a rodar a minha cabeça.

Sírlia reconta a história, já não é o piloto contanto a sua aventura, é o poeta narrando a poesia do encontro.

Suas estrofes de seis versos, nos levam ao texto original com uma delicadeza quase infantil, fazendo renascer em nós, a criança que um dia fomos.


Obrigado Sírlia!

quarta-feira, 6 de setembro de 2017

Língua Setwana





Setswana ou Sitswana é uma língua bantu falada principalmente pelo Tswana , chamado SetswanaBatswana (plural), ou Motswana (singular). Juntamente com o inglês é o idioma oficial e maioritário do Botswana. É também uma das línguas oficiais da África do Sul, onde existe o maior número de falantes. Há também falantes no Zimbabwe e na Namíbia. No nível internacional, existem cerca de 4 milhões de falantes. Antes de a África do Sul se tornar uma democracia multiracial, os Bofutatsuana Bantustans foram criados para abranger áreas de falantes de Tswana na África do Sul.

quinta-feira, 24 de agosto de 2017

Indonésio (Bahasa Indonesia)

Indonésio (língua indonésia da Indonésia) é membro do ramo malayo-polinésio da família de língua austronesa . O Bahasa Indonésia é um dialeto padronizado do Malaio que foi utilizado como lingua franca no arquipélago indonésio há séculos e que alcançou o status de uma língua oficial com a declaração de independência da Indonésia na Holanda em 1945. As duas línguas são muito Semelhante ao seu sistema de som, gramática e vocabulário.

Língua Megreliana






O Mingrelian ou Megrelian (მარგალური ნინა, margaluri nina , em Georgian : მეგრული ენა, Megruli ena ) é uma língua falada no oeste daGeórgia e na parte oriental da Abkhazia . O idioma também foi chamado de iveriano (em georgiano: Iveriuli ena ) no século XX . Os seus falantes são principalmente Mingrelians , um subgrupo identificável entre os georgianos .

Texto extraido de: wikipedia.

quinta-feira, 17 de agosto de 2017

Resultado do sorteio

Resultado do Sorteio:
Foram somente 4 inscrições validas
-   1-  Aleksandra Nazareth
   2- Sueli Maria dos Santos
   3Jgplacas
   4- Sheila Ribeiro
O Número sorteado foi 2 (Sueli Maria dos Santos) a sorteada será comunicada por e-mail.

Obrigado a todos participantes.

domingo, 23 de julho de 2017

Sorteio do Livro o Pequeno Príncipe traduzido por Ferreira Gullar

Existem coisas pequenas que fazem a felicidade, como por exemplo: Um sorvete tomado na Praça de Espanha em Roma, (Itália). Comer um cachorro quente em uma noite chuvosa em Medelín, (Colômbia). Tomar um vinho com amigos em Rosário (Argentina). Mergulhar o pé no oceano Pacífico em Vinha Del Mar (Chile). Ver a queima de fogos em Copacabana no Rio de Janeiro, assistir a um concerto na Catedral de Notre-Dame em Paris...


Mas tem outras coisas, como por exemplo: Saber que um amigo está morando em Praga. Uma amiga está passeando pelo Canada, um sobrinho vai chegar da Inglaterra...

E o mais importante: Todos eles vão trazer para mim um exemplar do “Pequeno Príncipe”. A minha coleção vai receber três novos exemplares.

Para mim isso sim é felicidade. Estas notícias encheram de alegria o meu coração. ESTOU FELIZ!


Para compartilhar com vocês esta minha alegria resolvi fazer um sorteio entre os seguidores do blog. Vou sortear um Livro, “O Pequeno Príncipe” traduzido por Ferreira Gullar.




Regras para participação

- O interessado deverá ser seguidor do blog e fazer um comentário, incluindo um email válido, neste post respondendo: “Quero Participar”;

- Os comentários serão aceitos até as 24h do dia 15/08/2017;

- Cada seguidor poderá enviar apenas um comentário;

- O sorteio ocorrerá no dia 17/08/2017

- A cada comentário será atribuído, automaticamente, um número;

- O sorteio será feito no site www.random.org que, aleatoriamente, sorteará o número vencedor;

- O vencedor será contactado em, no máximo, três dias após a divulgação do resultado para informar os dados para envio;

- Caso o vencedor não se manifeste em até cinco dias, um novo sorteio será realizado;

- Problemas com a inscrição causados pela conexão, servidor e/ou instrumento utilizado pelo participante serão de total responsabilidade do mesmo.

Só serão válidos os comentários neste post.

sábado, 1 de julho de 2017

JESUS E O PEQUENO PRÍNCIPE




O livro-ensaio “Jesus e o Pequeno Príncipe”, de autoria do padre Elias Souza,pároco da Paróquia Santo Antônio, da Avenida do Contorno, e publicado pela Editora Ave Maria,.

O lançamento nacional atraiu um grande número de pessoas na ExpoCatólica – a maior feira de artigos religiosos na América Latina realizada em São Paulo (SP).

Durante o lançamento do livro, em São Paulo, o autor destacou “a belíssima apresentação de dom Walmor, que, em sintonia com os ensinamentos do Papa Francisco, vem ressaltando a força da cultura do encontro na superação da cultura da indiferença”.

Nessa obra, padre Elias nos convida a refletir de forma intensa sobre a vida de Jesus Cristo e a obra-prima de Antoine de Saint-Exupéry, propondo ao leitor, tanto do universo infantil quanto para a criança que vive dentro dos adultos, um exercício poético na fronteira entre a teologia, a literatura e a psicanálise, mostrando que os ensinamentos do Verbo Divino e a história do principezinho podem restaurar em nossos corações a esperança e o amor.

segunda-feira, 15 de maio de 2017

Grandes Colecionadores do Pequeno Príncipe.

Aos poucos vou iniciando pequenos relatos sobre grandes colecionadores do Pequeno Príncipe  no Mundo.


Jean-Marc Probst


É considerado o maior colecionador do Pequeno Príncipe do mundo. 
Probst iniciou sua coleção em 1980. Tudo começou quando ele leu o livro e gostou.
A princípio teve interesse nas versões em alemão, francês e italiano. Certa vez, numa viagem ao Japão, ele se interessou pela versão japonesa e não parou mais de adquirir livros. Jean-Marc teve ajuda de amigos e familiares para arrecadar tantas versões diferenciadas. Muitas delas são raríssimas, como os exemplares originais de 1943, com assinatura do escritor.
Atualmente, possui mais de 5.400 itens relacionados ao Pequeno Príncipe.


Tecnicamente, a coleção não pertence mais a Jean-Marc, pois ele doou seu acervo para a fundação: "Fondation Jean-Marc Probst Pour Le Petit Prince", cujo principal objetivo é assegurar que as obras não se separarem e que possibilite o acesso do público, através da internet, para a maior coleção sobre O Pequeno Príncipe e Antoine Saint-Exupéry

sexta-feira, 28 de abril de 2017

O PEQUENO PRÍNCIPE ARTESANAL


Pense numa coisa legal, pensou? Pois é: na minha coleção do Pequeno Príncipe tenho várias edições de vários países. Algumas edições me encantam por motivos diversos. Quando se tenta preservar uma língua, ou dialeto e preserva a edição tradicional já é o suficiente. Outro encantamento é com as várias releituras, várias ilustrações baseadas nas originais.

Após cair em domínio público, uma enchente de traduções invade as nossas estantes. Algumas interessante, outras nem tanto.

O Nosso Principezinho agora em edição artesanal, feita pela Mariposa Cartonera e Kartocéros Éditions, com capas únicas de papelão reutilizado e ilustrações no miolo de Alicia Cuerva, numa releitura com toque brasileiro do Pequeno Príncipe, de alma cartonera. Apaixonei. Uma das melhores edições do nosso Pequeno Príncipe. Tudo perfeito.

O Mariposa Cartonera é um coletivo artístico-editorial, iniciado em agosto de 2013. A proposta é editar autores contemporâneos a partir dos conceitos norteadores do movimento cartonero: publicar livros de qualidade literária a baixo custo para fazer a literatura circular envolvendo setores fragilizados da sociedade no processo de produção, baseado em princípios da economia solidária, da sustentabilidade e comércio justo.