No dia 29 de junho de 1900, em Lione (França) Exupery nasce de uma família aristocrata: seu pai Jean de Saint-Exupéry era inspetor de Seguro e sua mãe Marie Boyer di foscolombe (1875-1972), pintora de talento.
Órfã de pai aos quatro anos foi criado com muito amor pela mãe que votou a casar-se em Le Mans, em 1909.
Teve uma infância muito feliz, talvez um pouco vigiada, na grande casa de Saint Maurice de Rémens, de estilo clássico no centro de um parque de árvores: um pequeno príncipe, portanto.
Antoine, entre os seus companheiros de brincadeiras era o mais fantasioso, prepotente e aventureiro.
Órfã de pai aos quatro anos foi criado com muito amor pela mãe que votou a casar-se em Le Mans, em 1909.
Teve uma infância muito feliz, talvez um pouco vigiada, na grande casa de Saint Maurice de Rémens, de estilo clássico no centro de um parque de árvores: um pequeno príncipe, portanto.
Antoine, entre os seus companheiros de brincadeiras era o mais fantasioso, prepotente e aventureiro.
Exupéry estudou com o irmão Francisco no colégio di Notre-Dame-de-Sainte-Croix, dirigido por padres jesuítas.
Um ponto decisivo na sua vida foi em 1921 quando parte para o serviço militar e é mandado para Strasburgo para tornar-se piloto. Em 9 de julho de 1921 ele fez o seu primeiro voo solitário a bordo de um Sopwith F-CTEE.
Tira o Brevê de piloto em 1922, e retorna para paris onde começa a escrever. Mas é uma época triste. Nesta época trabalha em diversas áreas, inclusive como contador e vendedor de carro.
Em 1929 Saint-Exupéry si transfere para a América do Sul para transportar as cartas através dos Andes.
È o famoso período do correio aéreo.
Depois da invasão da França na segunda guerra mundial Saint-Exupéry entra na aviação militar, e cumpri diversas missões de guerra, apesar de ser considera inabilitado para voar por causa das muitas doenças. No entanto ganha a insígnia da Cruz de Guerra.
Foi batizado como “herói romântico”, um homem distante, quase irreal, por causa da sua vida aventureira ou por causa da sua morte, em circunstancias misteriosas, com a idade de 44 anos.
Em 31 de Julio de 1944, parte para a nona e última missão, com o objetivo de sobrevoar a região de Grenoble-Annecy.
Tira o Brevê de piloto em 1922, e retorna para paris onde começa a escrever. Mas é uma época triste. Nesta época trabalha em diversas áreas, inclusive como contador e vendedor de carro.
Em 1929 Saint-Exupéry si transfere para a América do Sul para transportar as cartas através dos Andes.
È o famoso período do correio aéreo.
Depois da invasão da França na segunda guerra mundial Saint-Exupéry entra na aviação militar, e cumpri diversas missões de guerra, apesar de ser considera inabilitado para voar por causa das muitas doenças. No entanto ganha a insígnia da Cruz de Guerra.
Foi batizado como “herói romântico”, um homem distante, quase irreal, por causa da sua vida aventureira ou por causa da sua morte, em circunstancias misteriosas, com a idade de 44 anos.
Em 31 de Julio de 1944, parte para a nona e última missão, com o objetivo de sobrevoar a região de Grenoble-Annecy.
Não voltou mais, foi dado como perdido e não se sabe mais nada. Entre as diversas hipóteses formuladas, a mais sugestiva disse que caiu no mar por causa de uma pane no motor enquanto tentava fugir do foco dos aviões de guerra alemão. Depois de ter se distanciado da rota pré estabelecida para dar uma saudosa olhada ao lugar da sua adorada infância.
Antoine foi um idealista, um piloto corajoso, um homem de grande paixão com uma vida sentimental atormentada e infeliz. O que restou de extraordinário não foi a sua vida, e nem mesmo a sua morte, mas a literatura que para ele era a vida, indissolúvel. Ele mesmo afirmava que “é necessário viver para poder escrever”, e na verdade a maior parte da sua obra predomina os pontos autobiográficos, transformados em crônicas românticas de fato realmente acontecidas.
Talvez este fim fosse para fazer de toda a sua vida um romance.
O seu livro mais bonito é sem dúvida “O Pequeno Príncipe”, a fábula dedicada ao amigo Léon Werth, mas não ao amigo adulto, mas ao amigo menino, uma dedicatória retroativa, um texto para a infância que perdura em cada idade.
Bibliografia
O Aviador ---1926 ---- (L'Aviateur)
Correio do Sul ---1929--- (Corrier-Sud) -( filme 1937, dir. Robert Bresseo )
Voou Noturno ---1931---(Vole de nuit) -( filme 1933, dir. Clarence Brown , con John Barrymore , Clark Gable , Helen Hayes, Myrna Loy e Lionel Barrymore)
Terra dos Homens---1939---(Terre des hommes)
Piloto de Guerra---1942---(Pilote de guerre)
Carta a um Refém---1943---(Lettre a un otage)
O Pequeno Príncipe---1943---(Le Petit Prince)
A Cidadela---1948---(La Citadelle)
Antoine foi um idealista, um piloto corajoso, um homem de grande paixão com uma vida sentimental atormentada e infeliz. O que restou de extraordinário não foi a sua vida, e nem mesmo a sua morte, mas a literatura que para ele era a vida, indissolúvel. Ele mesmo afirmava que “é necessário viver para poder escrever”, e na verdade a maior parte da sua obra predomina os pontos autobiográficos, transformados em crônicas românticas de fato realmente acontecidas.
Talvez este fim fosse para fazer de toda a sua vida um romance.
O seu livro mais bonito é sem dúvida “O Pequeno Príncipe”, a fábula dedicada ao amigo Léon Werth, mas não ao amigo adulto, mas ao amigo menino, uma dedicatória retroativa, um texto para a infância que perdura em cada idade.
Bibliografia
O Aviador ---1926 ---- (L'Aviateur)
Correio do Sul ---1929--- (Corrier-Sud) -( filme 1937, dir. Robert Bresseo )
Voou Noturno ---1931---(Vole de nuit) -( filme 1933, dir. Clarence Brown , con John Barrymore , Clark Gable , Helen Hayes, Myrna Loy e Lionel Barrymore)
Terra dos Homens---1939---(Terre des hommes)
Piloto de Guerra---1942---(Pilote de guerre)
Carta a um Refém---1943---(Lettre a un otage)
O Pequeno Príncipe---1943---(Le Petit Prince)
A Cidadela---1948---(La Citadelle)
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